• 29
    Nov
    2016
    às 16:05
  • Postado por
    Ricardo
  • Categoria
    conheça a as4

O medo de agir é fatal para quem empreende pela primeira vez


Eu conversava com um executivo, demitido recentemente, que foi surpreendido com uma oportunidade de empreender. Ele já havia pensado na ideia, mas agora era diferente, pois era difícil arranjar uma explicação para não colocá-la em prática, já que tinha o tempo e o dinheiro para começar.

Ele teve uma longa conversa com seu novo sócio, e definiram como trabalharão. Como é detalhista, estabeleceu imediatamente os planos de marketing e procedimentos para assegurar uniformidade na fabricação do produto da nova empresa. Além de uma série de planilhas de controle da operação.

Foi então que ele me disse que, para voltar a ter uma renda igual à de quando era empregado, deveria ser capaz de vender 5 mil unidades desse produto todos os meses. O resultado desse pensamento é que ele estava paralisado pelo receio de não conseguir atingir essa meta.

A falta de ação é muito comum nessa passagem da vida de empregado para a de empreendedor. Há um sentimento de confusão mental, misturado com medo, insegurança e incertezas. A principal causa disso é acreditar que há sempre algo mais a ser pensado, ou que deve estar pronto, antes das ações.

Pode parecer algo estranho, mas você deve ser capaz de olhar-se como um líder e um liderado simultaneamente. E dizer ao liderado que a hora de agir é agora. Nesse exemplo, o grande problema que o novo empreendedor enfrentava era que ele não via a menor possibilidade de vender 5 mil unidades de seu produto.

Para quem vê de fora o que passa um empreendedor tudo é simples e óbvio. Como, por exemplo, subdividir essa meta em objetivos menores e ir atingindo-os aos poucos. Entretanto, partir para a ação é o grande desafio. Afinal, ela é que vai gerar realmente o resultado ou o fracasso.

A minha recomendação é: passe do planejamento para a ação o mais depressa possível. É preferível errar rapidamente a esperar algo acontecer para então agir. E motivos para esperar não faltam: o site não está pronto, o cartão de visitas também não, agora é novembro e é melhor esperar janeiro, precisamos de um contador, melhor começar depois do feriado etc.

Cada dia sem faturamento é o maior problema que o empreendedor enfrentará. Portanto, mova as ações em direção ao faturamento. Sem ele, o passar do tempo criará uma pressão insuportável para o indivíduo. Afinal, as cobranças internas e de outras pessoas aumentarão, e as contas pessoais e familiares continuarão a chegar para ser pagas – independentemente de sua ação ou inércia.

Os verdadeiros obstáculos surgem somente depois de você agir, antes disso eles são sempre imaginários. É melhor você lidar com os problemas reais do que com aqueles que você somente imagina.

O importante é que você perceba que por mais belos e bem feitos que sejam seus planos eles não produzem nada. Suas ações, sim! Os erros e fracassos fazem parte da jornada. Eles são terríveis conosco, mas não é possível amadurecer como empresário sem passar por eles. Portanto, é preferível ter a coragem necessária para assumir riscos e possíveis erros, ao medo de agir.

Vamos em frente!

Por: Silvio Celestino: Senior Partner at Alliance Coaching

Fonte:linkedin/pulse.com

  • 29
    Nov
    2016
    às 15:24
  • Postado por
    Ricardo
  • Categoria
    conheça a as4

O que você faz nas redes sociais diz muito sobre você


Sabe aquele sujeito que sai esbravejando no Facebook, mas no mundo concreto é amável, educado? Tenho certeza que agora mesmo você conseguiu pensar em alguém assim, e isso é mais comum do que se pensa.

Acontece que não é possível separar a ‘persona digital’ de quem nós somos na verdade, e as redes sociais repercutem cada vez mais nossas ideias e conceitos. A grande questão é que o mundo digital não diferencia passado de presente, nas redes tudo acontece sem distinção de tempo. Por isso, é preciso prestar atenção à forma como você interage para tratar a todos com respeito – ainda que você tenha opiniões divergentes - e manter a coerência.

Todos nós temos uma marca pessoal, um conjunto de comportamentos que forma nossa identidade e cria uma percepção – um olhar – do outro sobre nós mesmos. Essas características podem ser positivas ou negativas, depende do nosso posicionamento em relação ao outro.

Num mundo altamente competitivo, conquistar espaço no ambiente digital contribui para ser relevante também fora dele. O principal para construir autoridade é estratégia: identificar as habilidades que o diferenciam dos demais e explorar aspectos para transformá-los sempre de forma positiva.

Para isso, transparência, construção de repertório e – acredite! – bom senso formam o tripé essencial para ser relevante nas redes sociais e construir uma reputação positiva. O resultado dessa visibilidade favorável vai aparecer em propostas de trabalho e network qualificado, tenha certeza.

Portanto, antes de interagir nas redes sociais, pense em como isso está colaborando para a sua reputação digital.

Em caso de dúvida, reflita e espere um pouco antes de publicar, comentar, compartilhar. Investir em sua reputação digital é uma forma de autoconhecimento e só trará coisas positivas à sua vida profissional.
Até a próxima!

Por: Denise Maria Soares: Especialista em Social Business | Ajudo empresas

Por:linkedin/pulse

  • 29
    Nov
    2016
    às 10:46
  • Postado por
    Ricardo
  • Categoria
    conheça a as4

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